Imóveis favoritos 0
Busca por código
Pesquise seu imóvel
BH Mais Imóveis

Bairros

Castelo

História

O Castelo é um bairro relativamente novo. A área onde hoje ele se localiza fazia parte da Fazenda dos Menezes (também conhecida como Fazenda da Serra), que era de propriedade do coronel Francisco Menezes Filho e foi responsável durante muitos anos pelo abastecimento de leite, hortaliças e gêneros alimentícios da capital. Durante a década de 1970 com a expansão urbanística da região, os herdeiros do coronel iniciaram o loteamento do terreno. O bairro passou a ser habitado na década de 1980, quando começaram as construções das redes de esgoto, de água pluvial e potável.

Por ser um bairro residencial, existem vários comércios no Castelo que abastecem os moradores da região, como padarias, farmácias, restaurantes, lojas, escolas e posto de gasolina. Os residentes que preferem utilizar o ônibus como transporte público contam com várias linhas para se deslocar do bairro para as principais regiões da cidade.

Origem do nome

Segundo Lúcio Souza Assumpção, diretor executivo da Cinova, empresa responsável pelo planejamento do bairro: “O bairro foi urbanizado no período do regime militar no Brasil. Como os donos da Fazenda da Serra, que tinham muita influência na cidade eram favoráveis à ditadura, colocaram o nome de Castelo Branco, ex-presidente militar. Porém, como não sabíamos se ia ser ou não positivo colocar esse nome, nós, da Cinova, preferimos deixar apenas Castelo. À época, consegui ainda com a Prefeitura de Belo Horizonte colocar as ruas do bairro com nomes de castelos. A maioria deles é portuguesa, já que o Brasil não conta com esse tipo de construção.”

Bairros vizinhos: Alípio de Melo, BandeirantesFazenda da SerraOuro Preto, Paquetá, São Luiz, Serrano

Confira nossas oportunidades no bairro Castelo